sábado, 20 de setembro de 2014

Transtorno (TDAH) ou simplesmente Travessura?

Os especialistas alertam para o excesso de diagnósticos de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) entre crianças na fase escolar.

Com tantos estímulos: celulares, games, computadores , ipads, as crianças multitarefas podem se entediar facilmente ao realizar tarefas que consideram monótonas.
Quando obrigadas a permanecer sentadas por muito tempo, na sala de aula, então, a perda de paciência  e concentração é quase inevitável.
Dai vem as notas baixas.
Dai para suspeita  de transtorno  de deficit de atenção é hiperatividade, hoje em dia  é um pulo.

O questionário mais comum usado para avaliar o distúrbio, porem não é unanimidade entre especialista, pois não sofrem adaptações dependendo da faixa etária.

Existe muitos dilemas quando se trata de usar medicamentos para tratar comportamento!

O limite entre as atitudes tipicas da infância e um distúrbio neurobiológico é em parte cultural e nem sempre objetivo, diz algumas psicologas  atuantes na área.

O tratamento envolve medicamentos que tem forte impacto sobre o sistema nervoso central e podem causar efeitos adversos como dor de cabeça, náusea, e taquicardia.
Um diagnostico impreciso de TDAH  implica usar medicação para resolver um problema que na maior parte das vezes é pedagógico.

A recomendação é de cautela. 

No caso de suspeita de TDAH, o ideal é buscar o diagnostico junto a vários profissionais antes de decidir pelo emprego de medicamentos.

Fonte: Revista Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba tudo que rola aqui no blog, assine o Feed: